Risoto de Camarão

27-BLOG-RISOTO

Como qualquer prato, para se obter um risoto perfeito é necessário partir de ingredientes de qualidade. O primeiro deles é, sem dúvida, o arroz. Há uma dezena de tipos de arroz para risoto, mas utilizando um bom Arbório ou Carnaroli, o caminho certo está traçado. O primeiro exige muita atenção na hora do cozimento, pois é fácil deixá-lo passar do ponto. O Carnaroli é um arroz de qualidade superior, com grãos mais robustos, o que faz com que seja mais difícil deixá-lo mole em demasia.

Algumas dicas de preparo:

O preparo exige uma panela com a lateral alta e não muita larga, de forma que o caldo não evapore com muita facilidade, mas sim, incorpore-se  ao prato. Mas o grande segredo do risoto é acertar o ponto. O grão não pode estar duro nem mole demais (o que decorre de tempo de cocção de menos ou de mais). Ele deve estar “al dente”, ou seja, macio por fora e firme por dentro. Só a prática ensinará a encontrar o ponto ideal, que vai variar com o tamanho da panela, da potência do fogo, da temperatura do caldo etc, mas, em geral, para dar um parâmetro, fica entre 18 e 22 minutos.

Como harmonizar:

A maioria das receitas, não apenas de camarões, mas de qualquer peixe ou fruto do mar, não inclui queijo no preparo, apenas manteiga. Mas há dezenas de exemplos que mostram que essa “regra” pode ser transgredida. A cremosidade do prato (seja oriunda da manteiga ou do queijo) nos indica imediatamente um Chardonnay com alguma madeira.

Agora é só acessar a Enoteca Brasil e escolher seu Chardonnay!

Depois de escolher seu vinho, fique de olho em como preparar sua receita.

Ingredientes:

. 3 colheres (sopa) de manteiga
. 1/4 de xícara (chá) de vinho branco
. 1 1/4 de xícara (chá) de arroz arbóreo
. 2 1/2 xícaras (chá) de caldo de camarão quente
. 200 g de camarões pequenos
. Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
. 1 colher (sopa) de azeite
. Camarões grandes para decorar

Modo de preparo:

1. Derreta duas colheres (sopa) de manteiga e junte o arroz. Mexa e coloque o vinho branco.
2. Espere o vinho evaporar e à parte ponha o caldo de camarão para ferver no fogo baixo.
3. Adicione uma concha de cada vez do caldo quente e mexa o arroz com uma colher de pau até o líquido ser absorvido.
4. Quando completar 15 minutos de cozimento, acrescente os camarões pequenos, a pimenta-do-reino e o açafrão. Verifique se é necessário acrescentar sal.
5. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo.
6. Ponha a manteiga restante e mexa.
7. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos.
8. Enquanto isso, aqueça o azeite e doure os camarões grandes temperados com o sal e a pimenta. Sirva o risoto decorado com os camarões grandes.

Fontes: M de Mulher e Revista Adega

 

Tags:, , ,
Previous post
Next post

Comments are closed.